sexta-feira, 22 de maio de 2009
iluminismo
Como a expressão sugere, fez-se luz no século XVIII… De facto, alguns homens do século XVIII começaram a usar a RAZÃO = pensamento para desejar um mundo mais feliz, mais justo, mais democrático.
Quem foram os ilustres filósofos iluministas?
Locke, Voltaire, Rousseau e Montesquieu.
O que defendiam os filósofos iluministas do século XVIII?
Defendiam a razão, o conhecimento, a crença absoluta nas capacidades do Homem com vista ao progresso, à liberdade e à felicidade.
RESUMO:
Segundo os iluministas, a verdade e a felicidade eram as metas a atingir. Para isso, era necessário agir no sentido de se alcançar o progresso necessário para essa meta. Assim, os iluministas defendiam que não poderia atingir-se o progresso sem IGUALDADE, LIBERDADE, SEPARAÇAO DE PODERES! Desta forma, achavam que o absolutismo impedia o progresso e a possibilidade de um governo justo, igual e livre. Denunciavam a sociedade de ordens em que os privilegiados dominavam e a maioria era explorada e oprimida. Defendiam que a ciência e a técnica deviam estar ao dispor do conhecimento para que se verificasse o progresso e desenvolvimento do reino, da sociedade e se atingisse a felicidade e bem-estar geral. Montesquieu, Voltaire e Rousseau (entre outros) defenderam, acima de tudo, uma nova ordem social e política, criticando a existente e idealizando uma sociedade justa e livre, um governo representado por todos através da separação dos poderes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário